Posts recentes


Comentários


Arquivos


Categorias


RSS RSS 2



Escolhendo a tecnologia segura para o seu negócio

Na trilha da inovação, a tarefa de interagir com as novidades do mercado para definir qual a tecnologia segura para sua empresa se tornou um desafio.

Acompanhar o ritmo de desenvolvimento das novas tecnologias se transformou em uma importante missão para pequenas e médias empresas que buscam adequar seus processos ao movimento de digitalização dos negócios. Porém, definir qual tecnologia melhor se adequa à proposta da empresa representa uma empreitada ainda maior.

Uma pesquisa realizada em 2013 pela National Small Business Association constatou que 70% das empresas afirma que se manter atualizada com relação às tecnologias traz sucesso aos negócios. O mesmo estudo ainda pontuou, em ordem de importância, os focos de aplicação das tecnologias dentro das empresas: os dispositivos móveis, o relacionamento com o cliente, as mídias sociais e o armazenamento em nuvem.

Enquanto ainda tentam compreender e se apropriar do valor destas descobertas tecnológicas, as pequenas e médias empresas alinham seu orçamento à busca pelo produto mais adequado para o seu negócio. O orçamento, por sua vez, deve estar em concordância com o balanço financeiro atual da empresa e as metas as quais deseja atingir em médio e longo prazo, por exemplo.

Até se chegar na fase de implantação, a formalização de um orçamento deve levar em conta dois fatores que são fundamentais para a saúde dos negócios da empresa: qual o custo de aquisição e o custo de implantação de determinada tecnologia. Fora isso, a reparação de problemas e a manutenção são fatores que podem resultar em custos extras no meio do caminho.

Uma série de caminhos são possíveis a partir da implementação de soluções tecnológicas. O desafio é adquirir uma visão clara do mercado para definir qual a tecnologia mais adequada ao seu tipo de negócio.  A decisão é uma encruzilhada determinante. Uma escolha errada pode resultar em maiores problemas em vez de resolver questões pendentes.

 

A busca pela tecnologia ideal

A tamanha variedade de tecnologias à disposição acaba por aumentar as especulações sobre o valor destas novas soluções. Assim, cresce ainda mais a dificuldade para se chegar a decisão mais acertada.

Aqui vão alguns pontos que você pode levar em consideração na hora de analisar que solução tecnológica melhor se adapta ao modelo de negócio da sua empresa.

 

  • Atenção às necessidades da empresa – a melhor forma de ser assertivo na escolha sem dar margem aos custos extras é descobrir as reais necessidades da sua empresa. É preciso saber qual o foco da transformação digital da empresa. Só com uma análise prévia você otimizar o investimento visando um retorno concreto.

 

  • O cálculo do orçamento – ao formalizar um orçamento, deve-se levar em conta dois fatores: o custo de aquisição e o custo de implementação da tecnologia. Gastos com a reparação de problemas também devem entrar na conta.

 

  • Integração de sistemas – é aconselhável verificar previamente as especificações do sistema para evitar que o investimento em uma nova solução seja incompatível. A segurança interna dos sistemas é, atualmente, uma grande preocupação para as pequenas e médias empresas.

 

É certo que as áreas de desenvolvimento de software e outras soluções digitais personalizadas criaram uma nova dinâmica no mercado ao oferecer às empresas a possibilidade de melhorar os processos e modificar a infraestrutura de forma automatizada e monitorada.

Os avanços nos campos da Inteligência Artificial e Machine Learning  possibilitaram transformar ideias em projetos digitais de forma muito mais personalizada às necessidades das empresas. Agora, cabe a você o poder de decisão de “apertar o botão”.


Comentários

0
Não há comentários.