Posts recentes


Comentários


Arquivos


Categorias


RSS RSS 2



Blockchain: você sabe o que é essa nova tecnologia e como funciona?

O tema foi altamente abordado no SXSW deste ano e está presente nas pautas sobre o que há de mais promissor no mercado e na tecnologia atualmente. Mas o que é essa tal de Blockchain?

Blockchain, ou “corrente de blocos”, é a tecnologia originalmente desenvolvida para sustentar bitcoins e outras criptomoedas, como a Ethereum. É um sistema de registro responsável por permitir que a informação digital seja distribuída, mas nunca copiada. No caso das moedas digitais, ela registra o envio e recebimento de valores.

Voltando ao nome, podemos visualizar um pouco melhor como tudo isso funciona. As transações realizadas formam um bloco (block) e cada bloco é ligado por um código chamado hash. Toda vez que um conjunto de transações é feito, mais um bloco é formado e assim por diante, formando uma corrente (chains), mais ou menos assim:

Quem “monta” essas correntes de blocos são os chamados mineradores. Eles são responsáveis por calcular o código certo que liga estes blocos e conectá-los.

A Blockchain, resumidamente, é um grande e complexo banco de dados inviolável. Em seu artigo inicial de estreia, essa revolucionária tecnologia foi proposta como uma solução alternativa ao modelo de transações financeiras que temos hoje e que são totalmente dependentes de grandes instituições financeiras.

Já imaginou como tudo seria diferente se passássemos a usar a tecnologia Blockchain no nosso dia a dia?


Comentários

0
Não há comentários.