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CRM e Big Data para e-commerce

Já falamos sobre CRM por aqui e a importância de aplicar essa estratégia para obter melhores resultados para o seu negócio. Também é importante agilizar e automatizar o atendimento, além de fidelizar o relacionamento com os clientes e aumentar o número de indicações, obtendo novos públicos a partir do já existente. Isso pode ser feito por meio de coleta e análise de dados sobre comportamento de consumo, informações como local, horário, frequência, valor médio despendido, além de todos os dados pessoais, como gênero, faixa etária e renda média mensal.  Mas de que forma as vendas são impactadas por uma ferramenta CRM?

Com tantas plataformas e-commerces surgindo no último estudo feito pela BigData Corp, a pedido do PayPal, intitulado “O Perfil E-commerce Brasileiro”, o mercado de vendas eletrônicas registrou, só em 2017, crescimento de 9,23% em relação ao ano anterior, superando a marca de 600 mil sites e-commerce o relacionamento com clientes precisa fazer parte da cultura da empresa e pode se tornar, quando executado corretamente, uma vantagem competitiva significativa e a certeza de durabilidade para o seu negócio.

O CRM pode ser dividido em três etapas: coleta de dados, análise de dados e utilização do banco de dados de clientes. A partir destas etapas, você poderá acompanhar o carrinho de compras dos clientes, os registros de produtos que não tiveram suas compras concretizadas, os itens que têm maior concorrência, descobrir as preferências dos consumidores e, ainda, indicar outros produtos que complementam compras já efetuadas.

Para empresas que têm que lidar com um número maior de tráfego e compras, o uso em conjunto de Big Data com CRM pode potencializar ainda mais positivamente os resultados de e-commerce. Em Big Data é explorado o dilema dos 4 Vs: volume, velocidade, variedade e veracidade. Volume para lidar com grande quantidade de dados; velocidade para reformular estratégias a partir de dados coletados em menor tempo; variedade por conta da internet, ferramenta cenário em que ocorrem as vendas online, onde se torna possível trabalhar com diferentes formas para obter dados, como texto, imagem, e vídeos; e veracidade, a fim de verificar se as informações obtidas são legítimas.

A integração dessas ferramentas ao site de e-commerce aumenta as vendas, além de diagnosticar problemas na questão do relacionamento com os clientes, melhorar os serviços e facilitar o contato com seus consumidores. Consequentemente, a procura pela sua empresa por meio de indicação, feita por consumidores satisfeitos, torna-se ainda maior, gerando mais fluxo e visibilidade para o negócio.


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