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Saiba como escolher o melhor CRM para a sua empresa

Por aqui, já falamos sobre CRM e sua importância na integração das diferentes áreas de uma mesma empresa, além de ser ferramenta fundamental para obter clientes fiéis e manter um bom relacionamento entre as partes envolvidas. Apesar dos benefícios que o Customer Relationship Management oferece, na hora de adotar um sistema que influenciará diretamente na maneira como o seu negócio trabalha com o público é preciso cautela. Afinal, as ofertas no mercado são muitas e cada empresa possui necessidades específicas. Confira as nossas dicas de como escolher o melhor tipo de CRM para o seu empreendimento.

  • Analise os processos internos da sua empresa e o nível de demanda: estude, antes de implementar um sistema, a complexidade interna do seu negócio. Tenha certeza sobre questões como: quantidade de funcionários, porte da empresa, ciclo de vendas, áreas críticas, quais aspectos poderiam ser aprimorados e o tipo de comunicação que é feito (B2B ou B2C);
  • Atenção ao relacionamento oferecido: cada consumidor possui motivações particulares e estão em estágios do processo de compra diferentes. Um bom CRM, neste caso, deve ser personalizável para que atenda, de forma eficiente, cada cliente – principalmente aqueles em potencial;
  • Deu tela azul? Antes de adotar uma ferramenta de CRM saiba como funciona o suporte desta caso haja alguma falha no sistema. Se tratando de relacionamento, é essencial saber quais medidas podem ser tomadas caso um erro inesperado aconteça, as formas e canais de atendimento para resolvê-lo;
  • Opte por mobilidade: um bom CRM deve ser acessível em dispositivos móveis e tablets, por exemplo. Para aqueles que nem sempre trabalham alocados, essa praticidade permite que dados e informações de clientes possam ser acessadas de qualquer lugar, imprimindo agilidade e propriedade ao que é apresentado ao consumidor;
  • Mais uma vez ela, a integração. Escolha por ferramentas que permitam a integração a outras área da sua empresa. Essa conexão possibilita uma comunicação interna efetiva, com informações compartilhadas em tempo real. É importante que os principais ramos estejam conectados e cientes do que acontece;
  • Dados e relatórios. O armazenamento de dados é a mais importante função de um CRM, então fique atento a esta funcionalidade na hora de adotar a ferramenta. A partir do “estoque” de informações vitais, o gestor passa a entender melhor a real situação da empresa e a tomada de decisões se torna mais objetiva. A opção de gerar relatórios simplificados, mas completos, também deve ser uma característica presente.
  • Menos é mais. O CRM ideal precisa, acima de tudo, atender às principais demandas do seu negócio, dinamizar as relações internas e externas, conectar diferentes áreas, armazenar dados e gerar relatórios para facilitar a tomada de decisão. Mas, lembre-se: após analisar a real necessidade da sua empresa, escolha uma ferramenta que ofereça simplicidade, tanto na funcionalidade, quanto na interface.

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